Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
tecnologia:ra [2018/03/12 19:43]
heloisa
tecnologia:ra [2018/04/13 19:49]
heloisa
Linha 44: Linha 44:
  
 Em um semestre foram realizadas algumas atividades, dentre elas são: Em um semestre foram realizadas algumas atividades, dentre elas são:
 +
 • Os alunos foram divididos em grupos • Os alunos foram divididos em grupos
  
Linha 61: Linha 62:
  
 A avaliação baseou-se na conclusão dos critérios atribuídos dentro da entrada de um grupo e na qualidade da apresentação em sala de aula. Os critérios atribuídos seguem: A avaliação baseou-se na conclusão dos critérios atribuídos dentro da entrada de um grupo e na qualidade da apresentação em sala de aula. Os critérios atribuídos seguem:
 +
 • Um mínimo de oito referências devem ser adicionadas. • Um mínimo de oito referências devem ser adicionadas.
  
Linha 112: Linha 114:
  
 Cabe destacar que este estudo foi levado a cabo com um grupo de alunos da área tecnológica,​ com conhecimentos sólidos na linguagem HTML, estando, portanto, em uma posição relativamente favorável à aprendizagem na edição de wikis, o que pode ter tido influência nos resultados. Dessa forma, pretende-se,​ como trabalho futuro, expandir a investigação a uma população de alunos de outras áreas menos tecnológicas e sem conhecimentos prévios de linguagem de edição wikis. Com isso, busca- se comparar os resultados da futura pesquisa com os aqui apresentados e validar, também, a aceitação da tecnologia wiki. Pretende-se,​ igualmente, promover e divulgar esse meio de divulgação de conteúdos e de conhecimentos junto à comunidade acadêmica no âmbito de algumas atividades pedagógicas,​ quando essas justificarem a partilha de conhecimentos. Cabe destacar que este estudo foi levado a cabo com um grupo de alunos da área tecnológica,​ com conhecimentos sólidos na linguagem HTML, estando, portanto, em uma posição relativamente favorável à aprendizagem na edição de wikis, o que pode ter tido influência nos resultados. Dessa forma, pretende-se,​ como trabalho futuro, expandir a investigação a uma população de alunos de outras áreas menos tecnológicas e sem conhecimentos prévios de linguagem de edição wikis. Com isso, busca- se comparar os resultados da futura pesquisa com os aqui apresentados e validar, também, a aceitação da tecnologia wiki. Pretende-se,​ igualmente, promover e divulgar esse meio de divulgação de conteúdos e de conhecimentos junto à comunidade acadêmica no âmbito de algumas atividades pedagógicas,​ quando essas justificarem a partilha de conhecimentos.
 +
 +**Artigo 6:**
 +Usando o Wiki para promover a aprendizagem colaborativa na Educação Estatística
 +
 +No Wiki, os usuários são escritores, editores e contribuidores,​ em vez de apenas leitores ou consumidores,​ e formam conjuntamente uma comunidade de colaboração democrática. A implementação do Wiki nas salas de aula é bastante direta, uma vez que a tecnologia é simples, fácil de usar e de baixo custo. A facilidade de operação e interação torna a Wiki uma ferramenta eficaz para a autoria colaborativa em massa, que pode ser melhor vista em ação através da popular enciclopédia internacional gratuita, Wikipedia (http://​wikipedia.org).
 +
 +Não á limites para inovação na educação, e a colaboração entre estudantes mostra ser importante para o aprendizado,​ e a utilização ferramentas tecnológicas para contribuição intelectual se destaca em aprendizagem colaborativa. No artigo á uma relação ao uso das paginas Wiki com a educação estatística enfatizado resultados satisfatórios tanto para aluno quanto para o professor. Para este processo os instrutores precisam aprender, entender e acreditar na aprendizagem colaborativa. Eles também precisam estar cientes e usar diretrizes baseadas em pesquisa para estruturar e monitorar grupos. Segundo o autor é raridade edições enganosas ou mal intencionadas,​ porém o registro no site de comunicação e interação Wiki é importante para evitar tal acontecimento como também conhecimento do editor da página.
 +A Wiki pode oferecer diversas vantagens em uma rede de aprendizagem como ser usado para tarefas de gerenciamento de classe, contribuição de informações,​ matérias do curso, distribuir programas, adicionar leituras de última hora, fornecer acesso a material suplementar e distribuir links para gráficos, áudio, fotos e vídeos para a comunicação com os estudantes.
 +
 +
 + ​“Sabedoria para saber a diferença”
 +