WikiPortes

O projeto Wikiportes tem como objetivo a construção de uma Wiki e ações para fomentar e divulgar conhecimentos de engenharia de transportes na Internet para toda a comunidade interessada no assunto. A principal ação de extensão será incentivar que discentes e docentes transformem e compartilhem trabalhos realizados ao longo das disciplinas dos respectivos cursos em documentos na plataforma Wiki. Com isso, pretende-se ampliar o alcance dos trabalhos desenvolvidos nas universidades para toda a comunidade. Além disso, os documentos da Wikiportes poderão ser editados e criados por membros internos e externos da comunidade, como discentes e docentes de outras universidades ou profissionais da área. Por fim, pretende-se mesclar documentos produzidos na plataforma, após atingir um determinado grau de maturidade, com a Wikipédia a fim de ampliar o alcance da informação da área de transporte.

Crescentes problemas de transporte, tais como aqueles relacionados a mobilidade urbana e agravamento da infraestrutura existente, levaram a um aumento da demanda por profissionais da área de transporte [1]. Apesar do Brasil possuir cursos de ensino consolida-dos na área, a maioria se encontra no nível de pós-graduação stricto-sensu [2]. Por exemplo, apesar da Universidade Federal do Rio de Janeiro ofertar o curso de mestrado e doutorado em engenharia de transportes desde 1979 [3] ela não oferece um curso específico no nível de graduação. Um dos problemas deste cenário é o tempo necessário para formar um aluno na área, visto que a pós-graduação requer que o(a) aluno(a) tenha uma graduação prévia para então poder obter um conhecimento específico e voltado para transportes. Outro problema é relacionado ao escopo da formação do aluno(a). Na pós-graduação stricto-sensu, o(a) aluno(a) é orientado a estudar e aprofundar em uma área específica de transportes, como planejamento ou infraestrutura de sistemas de transportes.

Estes fatores serviram como motivação para a criação de cursos de engenharia de transporte no nível de graduação e tecnológico [2]. Atualmente, a maioria destes cursos encontram-se em estágio de implantação. Devido ao estágio inicial destes cursos, existe uma carência de material de ensino voltado ao nível de graduação e tecnológico. Além disso, o material existente da pós-graduação muitas vezes e encontra inadequado, devido ser muito profundo ou estar disponível em um idioma estrangeiro.

Em paralelo, têm se empregado cada vez mais a Internet como meio de disseminação de conhecimento no ensino [4][5]. Dentro das plataformas web para disseminação de conteúdo a Wiki se destaca dado a possibilidade desta de permitir a edição e compartilhamento de conteúdo de maneira colaborativa [4][6][7]. Um exemplo de plataforma Wiki é a Wikipédia, uma enciclopédia colaborativa que possui mais de 5 milhões de verbetes. Experiências prévias mostram que as Wikis têm sido utilizadas efetivamente como mecanismo de disseminação de conteúdo e material de ensino dentro e fora de universidades (BEN-ZVI, 2007; BIASUTTI; EL-DEGHAIDY, 2012; MOY et al., 2010). Por exemplo, pode-se ressaltar a TransitWiki, uma Wiki voltada a documentação de tópicos da área de agências de trânsito. Está Wiki é mantida pela Universidade da Califórnia em Los Angeles e possui mais de 150 páginas relacionados a área de trânsito.

Neste sentido, este projeto de extensão visa explorar o potencial da Wiki como ferramenta para compartilhamento e disseminação de conteúdo de transportes a fim de preencher a lacuna mencionada. O projeto visa alinhar o potencial da Wiki com ações de incentivo para que a comunidade transforme e compartilhe trabalhos existentes, como os desenvolvidos nas universidades e empresas, para o formato digital. A comunidade será incentivada a criticar e editar os trabalhos existentes na plataforma a fim de melhorar sua qualidade.

Este projeto tem como objetivo explorar o conceito de Wiki para fomentar e divulgar conheci-mentos de engenharia de transportes para membros da comunidade a fim de preencher a lacuna de material nesta área na língua portuguesa e no nível de graduação. Este objetivo se desdobra nos seguintes objetivos específicos:

  • Construir uma plataforma Wiki, chamada Wikiportes, utilizando software livre;
  • Desenvolver ações para incentivar a escrita de conteúdo na plataforma Wiki;
  • Divulgar a plataforma para a comunidade em congressos e mídias sociais;
  • Migrar documentos maduros da Wikiportes para a Wikipédia.

A infraestrutura computacional da Wikiportes será baseado no software livre DokuWiki (GOHR, 2017), que permite implantar e customizar Wikis rapidamente. O conteúdo da wiki será preenchido pelos participantes da comunidade, como discentes, docentes e profissionais da área. Serão desenvolvidas ações para incentivar a migração e conversão dos trabalhos desenvolvidos ao longo das disciplinas para a plataforma Wiki. Também será desenvolvido ações de incentivo para que o docente descreva trabalhos de disciplinas diretamente na Wikiportes. A fim de auxiliar a comunidade, será desenvolvido dois guias: um de uso geral e outro de molde para a escrita e edição de documentos. O guia de uso descreverá como realizar tarefas básicas na wiki, tais como cadastro, navegação e edição. Já o molde, conterá a estrutura dos elementos básicos nos artigos, como título, descrição, categoria, etc. Será realizado uma série de eventos de divulgação da Wikiportes em congressos e redes sociais. Por fim, pretende-se copiar documentos com alta qualidade para a Wikipédia.


[1] Amanda Raiter, Claudio de Souza, 2013. Há dinheiro, mas faltam projetos para as cidades. O Dia (Jornal Online).
[2] Marcos Magalhães, Cristiano Almeida, Willer Carvalho, 2014. Do Fundamento À Formação: O Engenheiro De Transportes E Diretrizes Curriculares. Anais do XXVIII Congresso ANPET 2014, Curitiba, Brasil: ANPET, pp.1–12.
[3] Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010. PET Programa de Engenharia de Transportes.
[4] Dani Ben-Zvi, 2007. Using Wiki to Promote Collaborative Learning in Statistics Education. Technology Innovations in Statistics Education, 1, New York, NY: Springer New York, pp.1–18, ISBN 978-1-4614-4683-5.
[5] Bill Hunter, Roger Austin, 2015. Wiki'd Transformations: Technology Supporting Collaborative Learning. Higher Education in Transformation Conference, Dublin, Ireland, pp.522–534.
[6] Chun-Yi Lin, Charles Morgan Reigeluth, dec 2016. Scaffolding wiki-supported collaborative learning for small-group projects and whole-class collaborative knowledge building. Journal of Computer Assisted Learning, 32, pp.529–547, ISSN 02664909.
[7] Carolina Costa, Helena Alvelos, Leonor Teixeira, 2013. Motivação dos alunos para a utilização da tecnologia wiki: um estudo prático no ensino superior. Educação e Pesquisa, 39, pp.775–790, ISSN 15179702.